Segunda-feira, 14/02/2011
Belém/Mosqueiro via Icoaraci e Outeiro: Cadê a ponte Dudu?
Até o momento a promessa da ponte ligando Mosqueiro a Outeiro, feita pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa de encurtar a distância e o tempo de acesso até Belém, para muitos, não passou de um "factóide oficial da Prefeitura de Belém".
O prefeito, enrolado até o pescoço com notícias de denúncias, principalmente vindas da área de saúde municipal, teve um bom motivo em 2009 para tentar desviar o foco da grande imprensa e de seus opositores - anunciou a construção de uma ponte Outeiro-Mosqueiro no valor de 300 milhões de reais. Tal projeto estaria pronto em abril de 2009. O resultado dessa promessa é que não se viu mais nenhuma notícia sobre a nova ponte por parte da prefeitura e muito menos do projeto.
Aliás, nesse período, a única notícia que tivemos foi a construção e inauguração de uma ponte para Mosqueiro. É isso mesmo! Porém, o Mosqueiro privilegiado é outro, o de Aracajú no Estado de Sergipe, conforme postagem deste blog acima (Na foto acima a Ponte Belém - Mosqueiro no "Furo das Marinhas", construída em 1976).
Anunciou o alcaide que a PMB iria construir uma nova malha rodoviária ligando Belém a Mosqueiro, através de Outeiro a um custo avaliado de 300 milhões de reais. Falou-se até em 150 milhões de Euros. O projeto, iclusive, anunciou o prefeito em 2009, estaria concluído em abril daquele ano, mas até agora nada! Veja abaixo um dos noticiários sobre a costrução da nova ponte.
A interligação Belém-Mosqueiro por rodovias de acesso e quatro pontes nos distritos de Icoaraci e Outeiro é hoje a principal estratégia de crescimento de Belém, disse ontem (11/03/2009) o prefeito Duciomar Costa, durante sobrevoo na área do projeto, que deve ser concluído até mês que vem, com orçamento estimado em R$ 300 milhões. (Na foto acima o mapa onde seria erguido a nova ponte e a linha em amarelo seria o trecho da malha viária com a ponte). A expectativa é reduzir o tempo da viagem em mais de 50 minutos e a distância em 60 quilômetros entre Belém e as duas ilhas.
Anunciou o alcaide que a PMB iria construir uma nova malha rodoviária ligando Belém a Mosqueiro, através de Outeiro a um custo avaliado de 300 milhões de reais. Falou-se até em 150 milhões de Euros. O projeto, iclusive, anunciou o prefeito em 2009, estaria concluído em abril daquele ano, mas até agora nada! Veja abaixo um dos noticiários sobre a costrução da nova ponte.
A interligação Belém-Mosqueiro por rodovias de acesso e quatro pontes nos distritos de Icoaraci e Outeiro é hoje a principal estratégia de crescimento de Belém, disse ontem (11/03/2009) o prefeito Duciomar Costa, durante sobrevoo na área do projeto, que deve ser concluído até mês que vem, com orçamento estimado em R$ 300 milhões. (Na foto acima o mapa onde seria erguido a nova ponte e a linha em amarelo seria o trecho da malha viária com a ponte). A expectativa é reduzir o tempo da viagem em mais de 50 minutos e a distância em 60 quilômetros entre Belém e as duas ilhas.
Duciomar Costa sobrevoou de helicóptero os distritos para definir a localização exata dos acessos viários e das pontes que vão constar do empreendimento. O projeto trará, com detalhes, o levantamento topográfico da área, das estradas que serão abertas e das quatro pontes que serão construídas para efetivar as interligações Icoaraci-Outeiro e Outeiro-Mosqueiro, além do estudo geológico e de impacto ambiental.
A conexão entre Outeiro e Mosqueiro é inédita. Vai possibilitar que a distância entre Belém e a ilha, a partir da ilha de Caratateua, seja reduzida de cerca de 60 quilômetros para apenas três. A iniciativa do projeto, segundo o prefeito, é hoje a mais importante estratégia de crescimento da capital, já que a cidade, hoje, só pode crescer para as ilhas.
BLOQUEIO - Na análise do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Pimentel, Ananindeua, na Grande Belém, passou a bloquear o crescimento de Belém no continente. ‘A longo prazo esse projeto significa crescimento acelerado para Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Com a interligação, Mosqueiro seria para Belém o que a Barra da Tijuca representa hoje para o Rio de Janeiro’, comparou. Assim, a capital do Estado teria, de ponta a ponta, de um extremo ao outro, a interligação pelos rios.
BLOQUEIO - Na análise do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Pimentel, Ananindeua, na Grande Belém, passou a bloquear o crescimento de Belém no continente. ‘A longo prazo esse projeto significa crescimento acelerado para Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Com a interligação, Mosqueiro seria para Belém o que a Barra da Tijuca representa hoje para o Rio de Janeiro’, comparou. Assim, a capital do Estado teria, de ponta a ponta, de um extremo ao outro, a interligação pelos rios.
De um lado, a orla que chega com o projeto Portal da Amazônia; de outro, os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro com infraestrutura e malha viárias apropriadas. O secretário municipal de Urbanismo, que acompanhou o prefeito no sobrevoo, informou que o valor de R$ 300 milhões compreende investimentos na obra como um todo, como pontes, rodovias de acesso, urbanização da área, mais iluminação pública.
Sérgio Pimentel disse ainda que os estudos que vão compor o projeto básico definirão, por exemplo, se a principal ponte da interligação será ou não estaiada, ou seja, com cabos de aço ou estaios, no mesmo modelo da ponte da Alça Viária. O projeto executivo trará o detalhamento do projeto básico, e as etapas da execução.
CAPACIDADE - ‘Belém está confinada e precisamos destravar isso, que é o que prevê o Plano Diretor Urbano (PDU). Também vamos fazer um projeto específico para produzir planos diretores específicos para as ilhas’, reiterou o prefeito. A principal ponte que vai interligar os dois distritos de Belém terá 1,5 mil metros. Também constarão do projeto básico outras três pontes; a primeira delas vai fazer a ligação entre Icoaraci e Outeiro, substituindo a existente hoje.
Duciomar Costa ressaltou que a nova ponte que fará a ligação entre Icoaraci e Outeiro será projetada para suportar veículos pesados, já que a atual não tem condições e nem capacidade para absorver o impacto de grandes cargas. O projeto de interligação viária com as quatro pontes será licitado para início imediato das obras, em maio. Segundo o prefeito, os recursos para garantir a execução da obra serão próprios, com a parceria do governo federal. Matéria veiculada em 12/03/2009
Duciomar Costa ressaltou que a nova ponte que fará a ligação entre Icoaraci e Outeiro será projetada para suportar veículos pesados, já que a atual não tem condições e nem capacidade para absorver o impacto de grandes cargas. O projeto de interligação viária com as quatro pontes será licitado para início imediato das obras, em maio. Segundo o prefeito, os recursos para garantir a execução da obra serão próprios, com a parceria do governo federal. Matéria veiculada em 12/03/2009
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