Hora Certa em Mosqueiro

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Setran garante segurança na ponte de Mosqueiro

A ponte Sebastião Oliveira, que fica sobre o furo da Marinha e serve de acesso a ilha de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, apresenta-se em bom estado de conservação, garante a Secretaria de Estado de Transportes. Dois engenheiros civis da Setran e de uma empresa terceirizada estiveram no local em 12 de setembro deste ano e analisaram a superestrutura, a mesoestrutura e a infraestrutura da referida ponte, e constataram o bom estado de vigas, tabuleiro, pilares, fundações, blocos de concreto e camisas de aço.

O resultado da vistoria técnica assinada pelo engenheiro Henrique Montenegro Duarte foi encaminhado para a Associação Pró-Turismo da Ilha de Mosqueiro, que tem manifestado preocupação com o excesso de carga que passa pela ponte, apesar da sinalização existente no local limitando em 24 toneladas.
A ponte Sebastião Oliveira foi erguida em 1976. No início da construção ocorreram problemas na execução das fundações, que tiveram que ser refeitas. Novas estruturas foram construídas em estacas de concreto com camisas metálicas amarradas em torno das fundações perdidas, que, no entanto, permanecem junto às estacas e blocos sem que tenham qualquer função estrutural.
Os especialistas explicam que são essas fundações que estão danificadas e que acabam confundindo-se com as fundações que exercem a função de sustentação da ponte. Mesmo assim, a Setran, através da Diretoria de Transportes Terrestres contratou a empresa especializada Paulo Barroso Engenharia Ltda para executar serviço de inspeção e expedir um laudo técnico definitivo sobre a situação da ponte de Mosqueiro.                                                                   

Texto:
Dinan Laredo - Setran

Fone: (91) 3214-8503 / (91) 8223-0005
Email: setran.ascom@gmail.com

Secretaria de Estado de Transportes

Av. Almirante Barroso, 3639. Belém-PA. CEP: 66013-000
Fone: (91) 4009-3801 / 3800
Site: www.setran.pa.gov.br Email: secretario@setran.pa.gov.br

 

 

Um comentário:

  1. Sempre falei que a ponte precisa de uma perícia e não de uma vistoria. A vista desses técnicos ocorreu em momento que a maré estava alta, os problemas são mais visíveis na maré baixa. Tive a cesso ao laudo e as fotos que eles anexaram evidenciam isto.

    ResponderExcluir